« Natal solidário reuniu pelo menos mil 150 crianças desfavorecidas do Kwanza Norte

Retrospectiva 2010: Visita de trabalho do PR constitui destaque »

Administração municipal de Viana perspectiva conclusão de obras sanitárias

.

A Administração Municipal de Viana, em Luanda, perspectiva, para o ano de 2011, a conclusão de algumas infra-estruturas sanitárias e o seu apetrechamento para que possam servir a população da circunscrição,  revelou hoje o administrador, José Moreno.

 

Falando na cerimónia de cumprimentos do fim de ano, o responsável apontou as obras dos Centros de Saúde da comuna da Barra do Kwanza, dos bairros da Caop-A, a sala de partos da Sapú, e o Hospital Municipal de referência no Capalanga.

 

Segundo José Moreno, o município conta com apenas seis centros de saúde, um centro materno infantil e 14 postos de saúde, estando a serem feitos esforços por formas a reduzir o índice de mortalidade e, fundamentalmente, a de materno infantil.

 

José Moreno informou que foram igualmente programadas actividades de fumigação para o combate ao vector da malária que culminou com a distribuição de 13.263 mosquiteiros impregnados com insecticida, permitindo, deste modo, com a redução de casos de morte pela pandemia.

 

Comparativamente ao ano de 2009, o administrador municipal afirmou que foram registados 77.865 casos de malária contra 42.947 do ano que esta prestes a terminar, referindo ainda que a municipalidade ganhou um Centro Infantil denominado “Mãe Jacinta Paulina”, numa oferta da FESA.

 

Fez saber que no âmbito do programa de combate a raiva a instituição tomou conhecimento na vacinação de 5.910 pessoas, assim como a captura de 104 cães e gatos vadios.

 

Quanto aos casos de HIV/Sida, José Moreno deu a conhecer que foram detectados 1.421 casos.

 

 

Fonte: ANGOP (Agência Angola Press)

Luanda, 31-12-2010   17:53

January 27, 2011 - 5:56 PM