« Administração municipal de Viana perspectiva conclusão de obras sanitárias

Ministério do Ambiente e FESA assinam memorando de entendimento »

Retrospectiva 2010: Visita de trabalho do PR constitui destaque

.

Caxito – A visita de trabalho efectuada pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, à província do Bengo, em Fevereiro do ano transacto, onde inaugurou alguns empreendimentos de carácter social, constituiu o destaque de 2010, nesta região.

 

Acompanhado pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, o Chefe de Estado angolano manteve um encontro com o governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, de quem recebeu “informações detalhadas” sobre a organização e funcionamento do executivo local.

 

Durante a sua estada, na provincia visitou o Hospital Municipal do Dande, reaberto ao público, após receber obras de restauração patrocinadas pela Fundação Eduardo dos Santos (FESA), da qual o Presidente da República é o seu patrono.

 

A unidade sanitária conta com os serviços de pediatria, medicina, ginecologia, maternidade, laboratórios e radiografia.

 

No prosseguimento da sua jornada, o Chefe de Estado angolano inaugurou o Instituto Politécnico que tem 17 salas de aulas, para os cursos de Contabilidade e Gestão, Informática, Física e Química, cujas obras foram concluídas em Agosto de 2008, ocupando uma área de dez mil metros quadrados e possui uma capacidade de albergar 800 alunos nas especialidades de Contabilidade e Gestão, Física, Química e Informática.

 

A deslocação do estadista angolano a província do Bengo terminou com a inauguração da cadeia modelo com capacidade para mil e 62 reclusos.

 

Outro facto relevante foi a apresentação de um programa de revitalização dos ex-militares localizados na província do Bengo, que está a ser gizado pelo Instituto de Reintegração Sócio profissional dos ex-militares (IRSEM), visando uma melhor reinserção social destes cidadãos na sociedade.

 

Segundo o chefe em exercicio do IRSEM no Bengo, Izequiel Paulo, este instituto controla cerca de três mil e 170 ex-militares na província, revelando que 472 beneficiaram em 2010, de oito projectos sociais, nomeadamente formação profissional, enquadramento social e a criação de unidades de produção.

 

Foi igualmente destaque em 2010 o facto de os funcionários públicos da cidade de Caxito terem manifestado a sua satisfação pela aprovação da Constituição da República de Angola, augurando que o documento seja distribuído com brevidade nas várias regiões do país.

 

Entrevistados pela Angop, professores do Instituto médio politécnico “Kimamuenho” de Caxito, consideraram a Constituição um instrumento jurídico primário que deve ser distribuído em todo país, para que todos os angolanos possam ter acesso a lei magna.

 

Os docentes Hernâni da Silva e Adriano Miguel convergem na opinião que o conhecimento imediato dos artigos plasmados na Constituição é de capital importância, para que a população conheça os seus direitos e deveres para com a pátria.

 

A inauguração de uma escola rural, na comuna de Cabiri, no município de Icolo e Bengo, província do Bengo, pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, acto inserido no programa das festividades do dia da Independência Nacional, a assinalado a 11 de Novembro, constituiu igualmente destaque ao longo deste ano.

 

A instituição, denominada Cidadela Jovens de Sucesso, destina-se a adolescentes com idades entre 14 e 15 anos, considerados em condição de risco, órfãos, descendentes de famílias com dificuldades financeiras, de ou na rua, tóxico-dependentes, entre outros.

 

Construída numa área de 30 hectares, a escola tem capacidade para 120 alunos e compreende pavilhões multi-funcionais, dormitórios, para alunos e professores, bem como áreas para prática agrícola e actos recreativo-desportivos.

 

Outro motivo de realce foi a realização de um seminário de capacitação sobre gestão de recursos humanos, dirigido a responsáveis das unidades sanitárias, na cidade de Caxito, província do Bengo.

 

Na ocasião, o chefe de Secção da Repartição Municipal da Saúde do Dande, Jorge Domingos, destacou a importância do encontro na gestão de recursos humanos nessas unidades sanitárias.

 

A acção formativa, promovida pela Direcção local da Saúde, visou dotar os especialistas sanitários de matérias ligadas a gestão de recursos humanos dos hospitais.

 

A visita do ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, efectuada no município do Icolo e Bengo, província do Bengo, para se inteirar do estado organizativo e funcional do sector que dirige foi também nota dominante em 2010 nesta região.

 

Logo após a sua chegada, Bornito de Sousa manteve um encontro de cortesia com o governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, e com os responsáveis da administração do Icolo e Bengo.

 

Durante a sua estada, o governante visitou o centro cultural Agostinho Neto, Pólo Industrial de Bom Jesus, Sistemas de captação e tratamento de água de Catete em Bom Jesus, Aldeia Nova de Caxicane, Ponte sobre o rio Kwanza e o Hospital Municipal.

 

Bornito de Sousa manteve encontro com os membros da Administração Municipal, autoridades tradicionais, representantes dos partidos políticos e com entidades religiosas, bem como visitou igualmente, com o mesmo propósito, os municípios do Dande e Ambriz.

 

Outro facto de destaque foi a apelo do primeiro secretário do MPLA do Bengo, João Bernardo de Miranda, aos membros locais do comité provincial do partido, a multiplicarem os esforços no acompanhamento permanente as organizações de base de modo sistemático na materialização das tarefas partidárias.

 

O dirigente fez saber que o acompanhamento permanente das estruturas de base do partido, Jmpla, OMA e das associações profissionais de especialidades do partido, visou orientá-las convenientemente e assisti-las constantemente na materialização das tarefas do partido.

 

 

Fonte: ANGOP (Agência Angola Press)

Bengo, 03-01-2011   13:54

 

January 27, 2011 - 5:57 PM