« Retrospectiva 2010: Visita de trabalho do PR constitui destaque

FESA vai participar na capacitação institucional do ambiente ao nível do país »

Ministério do Ambiente e FESA assinam memorando de entendimento

.

O Ministério do Ambiente e a Fundação José Eduardo dos Santos (FESA), assinaram nesta sexta-feira, em Luanda, um Memorando de Entendimento, para a promoção de parcerias para acções de formação em vários domínios do ambiente e desenvolvimento sustentável.

acuerdo-memorando-agriculturaO Memorando, rubricado pela ministra do Ambiente, Maria Fátima Jardim e pelo presidente da FESA, Ismael Diogo da Silva, tem por objectivo a cooperação e mobilização de fundos e apoios para a formação, treinamento e capacitação técnico-profissional de quadros, para o sector do ambiente em cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento nas universidades do Brasil.

Com nove cláusulas, entre princípios e responsabilidades das partes, acordam relações de entre ajuda, solidariedade e parceria sócio-educativa.

No âmbito deste protocolo, entre outras tarefas, caberá ao Ministério do Ambiente recrutar e seleccionar os candidatos que beneficiarão de formação nas áreas de interesse para o desenvolvimento do sector, mobilização de recursos para garantir a integração laboral dos formados no sector, bem como em programas e projectos em curso ou a implementar.

Enquanto isto, a Fundação Eduardo dos Santos, colaborará na definição e selecção de candidatos e a viabilização de todos os processos de ingresso dos estudantes nos cursos identificados pelo sector do ambiente, como de direito ambiental, gestão de recursos, do ambiente e outros.

A FESA vai de igual modo, dentro das suas possibilidades, apoiar o sector na mobilização de parte dos fundos previstos, para assegurar, na íntegra, a formação dos candidatos por seleccionar.

As partes, de acordo com o Memorando que tem a duração de três anos renováveis por iguais períodos, comprometem-se constituir uma comissão conjunta, integrada por dois elementos de cada instituição que se dedicará a gestão de todo processo.

Este Memorando foi rubricado pelas partes atendendo a importância actual da temática ambiental no âmbito do desenvolvimento socioeconómico do país e do papel fulcral do Ministério do Ambiente na consciencialização das políticas ambientais adoptadas para este fim.

A transversalidade das questões ambientais e a necessidade de quadros, a todos os níveis, para a execução com êxito, das políticas definidas nesse domínio do desenvolvimento do sector foram, entre outros, motivos da assinatura deste documento.

A Fundação Eduardo dos Santos (FESA) é uma instituição angolana de carácter técnico, cientifico, social e cultural vocacionada para, entre outras acções, contribuir para a formulação de políticas nacionais conducentes ao desenvolvimento sustentável do país.

Testemunharam a cerimónia, quadros do Ministério do Ambiente, curadores da FESA e técnicos de outros sectores públicos e privados.

Fonte: ANGOP (Agência Angola Press)

Luanda, 25-02-2011   19:19

March 2, 2011 - 5:46 PM