« Ministério do Ambiente e FESA assinam memorando de entendimento

FESA vai participar na capacitação institucional do ambiente ao nível do país

.

O presidente da Fundação Eduardo dos Santos, Ismael Diogo da Silva, garantiu hoje, sexta-feira, em Luanda, que a sua instituição vai participar na  capacitação institucional do Ministério do Ambiente, tendo em conta a necessidade da protecção do planeta terra.

 

Falando momentos depois da cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério do Ambiente e a FESA, Ismael da Silva reiterou tudo fazer para atender os projectos ambientais implementados em Angola, com um olhar atendo aos acontecimentos registados ao nível do mundo, como das mudanças climáticas.

 

Sob orientações do seu patrono, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disse que a FESA para além da formação de quadros do sector no Brasil, vai também intervir na definição de políticas e programas de sustentação, preservação e gestão ambiental.

 

Hoje é crucial a questão do ambiente ao nível global, por isso todos devem estar envolvidos nos programas de educação e consciencialização ambiental para o bem-estar das populações”, alertou.

 

Assim, a FESA vai estar também engajada na educação ambiental dos gestores públicos, sobretudo dos administradores, através da realização de conferências, para que por sua vez transmitirem o que se deve pôr em prática por parte da população, para preservação do ambiente e sua gestão.

 

No quadro dos acordos assinados pela FESA com outros organismos congéneres de outros países e universidades, a instituição vai angariar fundos para o êxito das suas   intenções, assim como aquisição de material formativo e propedêutico sobre políticas 

ambientais do mundo, para se poder concorrer com o ritmo de desenvolvimento que se regista no país, segundo Ismael da Silva.

 

Por sua vez, a ministra do Ambiente, Fátima Jardim, louvou a disponibilidade da FESA nas questões ambientais, que para ela se traduz numa cooperação que vai ajudar no reforço da capacidade institucional do sector.

 

O Memorando rubricado, pela ministra do Ambiente, Fátima Jardim, e o presidente da FESA, Ismael Diogo da Silva, tem como objectivo a cooperação e mobilização de fundos e apoios para a formação, treinamento e capacitação técnica e profissional de quadros para o sector.

 

 

Fonte: ANGOP (Agência Angola Press)

Luanda, 25-02-2011   20:56

March 2, 2011 - 5:49 PM